Beleza é importante?

Beleza é importante?

Beleza: é importante ou futilidade?

 

O que a beleza representa para a gente?

A gente vive num mundo altamente complexo e tudo muito rápido. Hoje, em 5 segundos você bate o olho e você sabe, percebe, o seu cérebro vai falar “é bonito”, “não é bonito”, “é harmônico”, “não está adequado”.

Basta 5 segundos para a gente definir se alguém é belo ou não ou uma arquitetura, um quadro. A beleza engloba tudo isso.

Vocês sabiam que desde a pré-história a beleza já era cultuada? Os faraós eram enterrados com produtos que para eles eram considerados de beleza, como pó de arroz e ouro, para cultuar os deuses. A Cleópatra é um ícone que trouxe a beleza para nossa humanidade.

E é futilidade ou é importante?

O que eu percebo em relação a isso, que a beleza não é futilidade. O fato de a gente estar bem com espelho, olhar e gostar do que a gente vê é muito importante para nossa autoestima.

Nós dermatologistas cuidamos, claro, da saúde, somos médicos, mas a saúde da pele com a beleza traz para a pessoa uma saúde emocional e essa saúde emocional reflete em todos os campos dessa pessoa, seja homem ou mulher, adolescente.

Os adolescentes estão cada vez mais rápidos. Essa geração já vem com uma cobrança grande de si mesmo, então olhar para o espelho e se sentir bem com o que vemos é muito importante para a saúde emocional.

É como se fosse um avião. Quando o avião está caindo e cai a máscara, qual é a orientação do comissário de bordo? Primeiro cuide de você, fique bem para que depois você possa cuidar da pessoa que está ao seu lado.

E a beleza num todo tem a ver com isso, ao meu ver. Você estando bem com você, você consegue trabalhar melhor, viver melhor, conviver melhor até com seus familiares.

Outra situação é a compaixão. Eu estava assistindo um vídeo do filósofo Luiz Felipe Pondé e ele fala que a compaixão tem muita relação com a beleza, é uma beleza que vem de dentro, mas que tem relação com o mundo exterior.

Claro que se cuidar é importante, mas também não ficar neurótico com isso. É um cuidado com saúde, com responsabilidade, com harmonia.

Nós vivemos um momento de muita desarmonia, tanto facial quanto corporal. A não aceitação da idade, do envelhecimento traz sérios problemas emocionais e aí a pessoa não aceita uma linha, uma ruga. Não é por aí.

Claro que a gente deve se cuidar, com responsabilidade, ter o seu dermatologista de confiança, ter um sono adequado, beber água, que é o mínimo, ter uma boa qualidade de água e se sentir belo, se sentir bem com que você vê no espelho.

Atendimento
Por Unidades
Seta direita

Escolha uma
unidade

whatsapp
Ligue Agora WhatsApp