Queda de cabelo pode ser causada por estresse?
Queda de cabelo tem sido uma das maiores queixas dermatológicas nesse período de pandemia, seja no consultório ou por telemedicina.
Estamos vivendo um momento único, diferente, estressante para a maioria das pessoas.
Nós perdemos de 50 a 150 fios ao dia. Claro que ninguém vai sair contando, mas cada um de nós sabe o normal da sua queda de cabelo.
Então quando há um aumento dessa queda as pessoas já percebem rapidamente.
Nós podemos ter queda de cabelo por estresse, geralmente se chama eflúvio telógeno.
Isso porque quando estamos vivenciando momentos de estresse a gente tem liberação de cortisol, um hormônio que pode afetar diretamente a saúde do cabelo e levar à queda.
Existem outras causas que devem ser investigadas como a alteração do ferro, anemia, questão de hormônio da tireóide, do hormônio também muito importante que é o DHT, entre outras situações.
Dicas para quem tem queda de cabelo
Então primeira dica para quem está com queda de cabelo é: não se automedique, tenha um médico de confiança.
Para quem não quer ir ao consultório existe a telemedicina, que veio para nos auxiliar neste momento.
Existem alguns exames laboratoriais, dependendo da situação e dependendo do quadro que o médico pode solicitar para avaliar se há algo orgânico ou se é realmente relacionado ao estresse.
Então dependendo do quadro essa avaliação com o exame de sangue é muito importante para direcionar o tratamento.
Existem algumas situações de problemas no couro cabeludo, por isso é importante também uma avaliação do couro cabeludo.
A tricologia, que é um campo dentro da dermatologia, está cada vez mais crescente, com os cabelos e sua fisiologia sendo estudados.
É muito importante também manter a saúde dos nossos cabelos no nosso dia a dia.
Geralmente, quando é uma queda por stress, existe uma recuperação 100% desse cabelo, mas nós temos que descartar outras causas orgânicas.
Entre os tratamentos que o médico pode direcionar tem vitaminas, medicamentos específicos, existem loções tônicas.
Nem sempre o que serve para um vai servir para outro. Tenha cuidado, porque medicamentos que não são específicos podem dar dermatite, placas no couro cabeludo tudo e até alergias.
Saúde dos cabelos
Então, além dos cuidados da pele, é muito importante também a saúde dos nossos cabelos.
Uma outra condição de queda de cabelo é a alopecia areata. Geralmente são placas no couro cabeludo que têm falta de cabelo, também é muito relacionada ao estresse e tem crescido muito nesse momento de pandemia.
O tratamento é específico para essa situação, então mais uma vez é importante ter um médico de confiança.
Além disso tem outros tipos de alopecias que também precisam de um diagnóstico diferencial para direcionar o tratamento.
Se você está sentindo uma queda de cabelo ou nem tanto a queda, mas uma diminuição da quantidade do seu cabelo ou alteração do fio, procure um médico de confiança o quanto antes para direcionar esse tratamento e ter a recuperação do seu cabelo.