Rosácea: o que é? Como tratar?

A rosácea é uma doença crônica da pele, mas que pode ser mantida sob controle. Saiba como fazer isso.

Rosácea piora no inverno, mas tem tratamento

Você já ouviu falar na rosácea? Sabe aquela pessoa que tem a pele sempre inflamada, meio vermelha, parece uma acne?

Trata-se de uma doença de pele crônica que não tem assim uma etiopatologia muito definida, mas a dermatologia hoje sabe que ela está relacionada aos vasos da pele.

É muito comum após os 25 anos e é chamada de acne rosácea e é mais comum em mulheres, mas homens também podem ter.

A pele merece cuidados especiais no inverno. Clique aqui e saiba como fazer isso.

O que piora a rosácea?

A rosácea tem uma vasodilatação da pele e inflama, então para que a gente tente evitar é muito importante seguir alguns cuidados.

O primeiro é relacionado à mudança brusca de temperatura, para um clima muito quente ou muito frio, que pode exacerbar a rosácea.

A ingestão de álcool faz uma vasodilatação, inclusive nos vasos da pele, e também pode inflamar e piorar a rosácea.

Alguns alimentos também estão relacionados, principalmente os muito quentes e condimentados.

O banho quente também piora a vermelhidão e algumas pessoas pioram com a sauna.

Como tudo no nosso organismo, a doença também está relacionada ao estresse.

Tratamento

Se você não sabe se o que você tem é acne ou rosácea ou outra condição que prejudique a sua pele, procure um dermatologista da sua confiança e avalie a sua pele.

Existem ativos específicos para tratar a rosácea, tem alguns que podem até piorar, então não se automedique.

É importante hidratar sempre a pele e usar o protetor solar.

Quando estiver em crise, existem tecnologias que nos auxiliam, como a luz pulsada, alguns tipos de laser, a fotobiomodulação e também medicações via oral que nos auxiliam nessa crise, resgatando a qualidade dessa pele.

É mais comum nesse período de inverno. A maioria das pessoas que têm a doença ficam com a pele mais sensível nessa época.

No inverno a pele acaba ficando mais ressecada, mais sensível e pode ter uma piora da rosácea.

Então manter esse cuidado o ano todo é muito importante. Procure o seu médico de confiança ou entre em contato com a gente para cuidarmos da sua pele.

Ligue Agora WhatsApp