Melasma: como cuidar da pele no verão?

O melasma é uma doença crônica de pele, que pode piorar no verão. Saiba como tratar a pele e evitar essa piora.

Melasma pode piorar com sol e calor

 

O melasma é um problema crônico, ou seja, uma vez que ele iniciou, não tem cura, é uma patologia que a gente tem que controlar.

Então, normalmente, no inverno se faz um clareamento, embora hoje em dia a gente use cada vez menos tecnologias ablativas, ou seja, a gente procura não agredir a pele para clarear.

Mas o verão é um período que muitas pessoas temem, porque realmente o melasma pode piorar.

Isso porque nós temos a situação do calor, o próprio mormaço pode piorar as manchas.

Além disso, nós temos a radiação ultravioleta do ambiente e, mesmo quando a pessoa está numa praia ou piscina, embaixo de um guarda-sol e sem exposição direta, esse melasma pode sentir e ter uma piora.

 

Como tratar o melasma?

Então, como controlar isso? Em primeiro lugar: procure um médico de confiança.

Assim, nós temos cremes específicos, por meio dos quais a gente consegue equilibrar essa célula para que ela não fique em atividade.

Além disso, tem os antioxidantes orais, os quais têm uma ação metabólica no melasma, com o intuito de deixar a pele em repouso e essa célula não reativa.

Também tem alguns tipos de laser, os não ablativos, que não danificam a pele, não descamam. Então eles também são utilizados como uma manutenção, geralmente mensal, para que esse melasma fique em repouso.

Não existe uma receita única, uma padronização, não é algo que se faça igual para todo mundo. O melasma tem que ser avaliado individualmente.

E, principalmente: muito cuidado. O que funciona para um, pode não funcionar para outro. Nós somos individuais e cada organismo tem a sua resposta.

Então, o dermatologista vai ver qual o tipo do melasma, se ele é vascular ou não, qual a origem, quais são os fatores de piora e diminuir esses fatores.

Ademais, temos o protetor solar oral, que não dispensa a aplicação do filtro na pele.

É importante o uso de protetor solar várias vezes ao dia, isso também nos auxilia nesse controle.

Atendimento
Por Unidades
Seta direita

Escolha uma
unidade