fbpx

Mamas na gestação e pós-parto

A amamentação é um período especial para a mulher, mas que pode vir carregado de dor e desconfortos. Saiba como preparar as mamas para receber o bebê.

Mamas precisam de cuidados especiais nessa fase

O que acontece com os mamilos na gestação?

A maioria das mulheres sente uma dor muito grande na amamentação e hoje você vai ver algumas dicas de como preparar as mamas para essa etapa e evitar o desconforto.

Depois que esse bebê nasce algumas até se sentem obrigadas a amamentar, outras se sentem menos mães porque não conseguiram amamentar e isso nós sabemos que não é real.

Mas existe um preparo, um cuidado com o mamilo na gestação para que essa dor esse desconforto seja minimizados no pós-parto.

As mamas tendem a aumentar na gestação.

Algumas mulheres têm dor ou desconforto nesse estiramento de pele, podendo gerar estrias.

Mamilos

E o ideal é que o mamilo comece a ser preparado, que essa pele seja “fortificada” para que, na hora de amamentar, naquela primeira semana que gera uma certa angústia e que a mãe está cheia de dúvidas, ela não sinta dor.

Sigam a orientação dos seus obstetras, sempre, claro.

Alguns orientam a usar uma bucha vegetal, geralmente a partir de 16 semanas, durante o banho, e começar a passar de forma leve nesse mamilo.

Em termos de creme e hidratação, tem alguns cremes específicos que podem ser usados, mas aí tem que ter o acompanhamento do seu médico de confiança ou do seu dermatologista ou do seu obstetra para que seja usado nessa pele.

É como se a gente tivesse que fortalecer e preparar a pele do mamilo para um atrito que irá acontecer na hora que o bebê chegar para sugar.

Mamas

Um outro cuidado diferente é na região ao redor dele, na mama em si.

Nessa região a gente tende a ter um estiramento e é uma região muito comum de estrias, então tem cremes específicos também.

Claro que a qualidade da sua alimentação, a ingestão ideal de água e de hidratação interfere nisso, assim como o ganho de peso.

O mínimo de ganho de peso ideal para o crescimento do bebê é o indicado na gestação.

É importante não se automedicar, principalmente nessa fase. Existe absorção mesmo sendo um creme de uso na pele e isso pode afetar o bebê.

Então em qualquer época da vida, mas principalmente na gestação, é importante não se automedicar e ter um acompanhamento do seu médico de confiança.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.