fbpx

Jejum intermitente

Jejum intermitente e seus benefícios

Jejum intermitente e seus benefícios

 

O jejum intermitente é um assunto polêmico e vamos falar dele hoje.

Cerca de 60% da população brasileira está com sobrepeso, então o emagrecimento saudável é um assunto sobre o qual realmente precisamos falar.

A Dra. Kátia Volpe recebeu a Dra. Andrea Lindenberg, médica do núcleo de emagrecimento da Clínica, para um bate-papo sobre o jejum intermitente, prática que a Dra. Katia tem em seu dia a dia e sob orientação da Dra. Andrea.

Por que o jejum intermitente?

Jejum é ausência de alimentação por um período, o qual pode variar, uma vez que existem diferentes protocolos.

O jejum intermitente ainda é um tabu na área da saúde, há quem defenda a prática e quem a condene, ainda que seja uma prática antiga, espiritualmente utilizada.

Mais do que uma prática focada em emagrecimento, ele é uma estratégia para a saúde, que auxilia no emagrecimento, segundo a Dra. Andrea, que detalha um dos protocolos mais utilizados com essa finalidade atualmente, o 16h por 8h.

Benefícios do jejum intermitente

O jejum auxilia no entendimento da saciedade, do funcionamento do organismo em sua individualidade e as reais necessidades.

A relação das pessoas com a comida é muito emocional, ligada à ansiedade, por exemplo, e o jejum ajuda a pessoa a compreender de fato a razão pela qual ela recorre à comida e a fazer escolhas melhores.

Quem pratica o jejum intermitente sente uma melhora cognitiva muito interessante, um aumento na concentração para realizar diferentes atividades e até provas, uma melhora na energia e até no envelhecimento.

A ingestão de água é importantíssima no período de jejum. Chás e café sem nenhum tipo de adoçante ou açúcar também estão liberados.

Todo mundo pode fazer o jejum?

Não, existem contraindicações clássicas e outras específicas, como idosos, gestantes e pacientes com transtornos alimentares.

Quem tem diabetes pode se beneficiar muito da prática do jejum, mas precisa de acompanhamento médico.

Os benefícios do jejum também estão relacionados à renovação celular, reparo intestinal, saúde cardiovascular, melhora dos índices de glicose e colesterol, um ganho para a qualidade de vida como um todo.

Assista o vídeo e saiba de tudo isso em mais detalhes.

E se você se interessou pela prática do jejum intermitente, procure auxílio especializado para orientar você da melhor forma possível. Você também pode procurar nosso Núcleo de Emagrecimento aqui na Clínica Katia Volpe.

Para mais informações envie uma mensagem via WhatsApp para nossos números:
(11) 99837-3520 (São Paulo – SP)
(67) 98130-9000 (Campo Grande – MS)

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.