Envelhecimento e seus sinais

Envelhecimento não é só tratar rugas

Envelhecimento: tratar rugas resolve?

 

Envelhecimento é nosso assunto de hoje e vou começar com uma pergunta: tratar rugas resolve a questão do envelhecimento?

Eu recebo muitos pacientes que vêm por causa de uma ruguinha, de uma marca que já se estabeleceu, mas não é bem assim, envelhecer faz parte. É legal envelhecer, significa que nós estamos aqui.

A questão é: como queremos envelhecer ou como podemos envelhecer.

Como envelhecemos?

A partir dos 30 anos, normalmente, dependendo de hábitos, da genética, da epigenética que são os hábitos de vida interferindo na genética, nós vamos tendo ação de flacidez na pele, no músculo e no osso.

Para você entender melhor essa relação, imagine a pele como um lençol de 3 camadas, o músculo é um colchão e o osso é o estrado da cama.

Nós vamos sofrendo alterações em todas essas camadas. Em algumas conseguimos atuar, em outras não, então ficar lá tratando somente aquela ruguinha não resolve. Não é assim que se envelhece.

Além disso, nós temos uma diminuição da absorção de vitaminas, a nossa alimentação está modificada, está muito industrializada e isso não é benéfico para o nosso corpo.

Alimentação e suplementação

Às vezes uma pessoa fala que come castanha do Pará todos os dias, mas a gente sabe hoje que, com a industrialização, uma castanha tem um teor de selênio a outra tem outro, não é tudo igual.

Então suplementação, com o seu médico de confiança, é importante sim.

Não pode fazer suplementação sozinho, é perigoso, por mais que seja vitamina, suplemento fitoterápico, tem os seus riscos. Então tenha o seu médico de confiança para fazer um planejamento do seu tratamento.

Toxina botulínica para tratar rugas? Saiba mais sobre isso. Clique aqui

Entendendo a pele

Trate sim aquela ruguinha, ninguém precisa ficar com ela, mas tratá-la com planejamento é fundamental. É importante cuidar da pele com todas as suas camadas.

Nós temos a epiderme, derme e hipoderme.

A epiderme é realmente a película de superfície. Nela a gente trata poros, textura, viço, manchas e o temido melasma. Melasma não tem cura, mas tem controle.

Daí a gente vai para a derme, que é a sustentação da pele. Vamos também para gordura, porque se a gente não trata flacidez de pele e a muscular, a bolsa de gordura ela vai se expandir. Então vem a musculatura.

Se você que está sentindo esses efeitos do envelhecimento e não está se sentindo bem com isso, trate! Mas tenha um médico da sua confiança e faça um planejamento.

No próximo post a gente vai falar sobre quais as possíveis tecnologias para tratamento e como amenizar esses efeitos do tempo.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.