fbpx

Celulite: o que é e como tratar

Celulite: como tratar?

Celulite: tecnologias ajudam a tratar o problema

 

Celulite é o nosso assunto de hoje, algo que incomoda muito as mulheres.

Sempre me perguntam se o açúcar realmente está envolvido com a celulite, se o sódio está envolvido e o que fazer para evitar chegar em um grau avançado de celulite.

O que a ciência e a dermatologia falam?

Alimentação equilibrada é importantíssimo.

Evitar o açúcar, evitar refrigerante, evitar alimentos com alto teor de sódio. É muito importante sempre estar atento ao teor de sódio dos alimentos.

Às vezes a pessoa fala para mim que come tudo light, mas o light não quer dizer saudável.

É importante você ver o que é colocado no seu prato. Quanto menos artificial, menos industrializado, melhor.

O alimento que vem da terra, o orgânico é o que mais tem um efeito anti-inflamatório no nosso corpo.

Cada vez mais, principalmente as mulheres, estão tendo celulite em região posterior de coxa, região de glúteo e isso tem muito a ver com hormônio, com anticoncepcional.

Então quanto mais cedo iniciar uma atividade física, própria para sua idade, e cada idade tem a sua especificação, sempre tem que ter uma orientação de um profissional adequado, é importante.

Uma caminhada sequer já vai ativando a circulação e a oxigenação dos tecidos, evitando que a celulite ganhe um grau mais avançado.

Na alimentação é bem importante prestar atenção ao tempero dos alimentos.

Às vezes eu recebo paciente que fala para mim que come uma alimentação saudável, uma proteína e um carboidrato de boa qualidade, só que o tempero usado é muito artificial.

Isso tem muito sódio, acaba a retendo líquido e acaba levando a uma piora desse grau de celulite.

A gente sabe que a gente é o que a gente come, mas hoje a gente vai além. A gente é o que a gente come come.

O que isso quer dizer?

Se você está comendo uma proteína animal, como esse animal foi alimentado é importante, mas sem neurose, apenas cuidados básicos, cuidados que são tranquilos de fazer e que, com o tempo, vão ficando automáticos pessoa.

A água, a hidratação é algo muito importante. Você precisa ter uma hidratação mínima de 1,5L por dia e a qualidade dessa água também é bem importante.

De onde vem a água que você bebe? É fundamental a gente ter esse conceito da qualidade da água.

Até quando é possível tratar da celulite em casa?

Sempre com o básico: alimentação, atividade física e qualidade de vida. Esses são os pilares básicos.

A partir do momento que a pessoa sente um incômodo, que ela olha no espelho e fala “isso não está bom para mim”, aí é a hora de procurar o seu médico de confiança.

Hoje as tecnologias avançaram muito e tem como reduzir o grau de celulite. Depende de cada pele, de cada pessoa, mas é possível ter uma qualidade de pele melhor.

O que eu vejo diariamente na minha prática clínica são mulheres que se afetam emocionalmente por conta dessa celulite e isso afeta sua qualidade de vida, sua sociabilidade.

Por exemplo, eu tenho uma paciente de 23 anos que não coloca um biquíni, porque ela tem um certo grau de celulite que, do ponto de vista médico não é considerado muito, mas para ela é algo que incomoda demais.

A pessoa deixa de ir à praia, deixa de colocar um certo tipo de roupa, deixe de colocar um short e deixa de aproveitar coisas boas da vida.

Com os tratamentos é possível conseguir uma melhora de pele, mas, ao mesmo tempo, cuidar sem entrar na neurose, sem afetar a sua autoestima.

O que é a celulite?

É um processo quase que inflamatório do tecido gorduroso.

A pele tem três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Nessa terceira camada é onde estão as células de gordura.

Mesmo a pessoa magra tem uma camada de gordura, que até uma proteção para o nosso corpo, e ali acontece o processo de celulite.

Claro que dependendo da alimentação, qualidade de vida, hidratação e atividade física esse processo de celulite pode ser menor ou maior.

É fato também que a partir dos 30 anos existe uma flacidez natural da pele e com essa flacidez progressiva tem-se a impressão que o grau de celulite piorou, mas na verdade é um tecido sobreposto ao outro.

Então é importante tratar a celulite e a flacidez de pele.

Tecnologias que tratam a celulite

O que podemos fazer nesse atual momento de tecnologia? Várias coisas!

A radiofrequência, que atua no tecido gorduroso, é um exemplo.

O bioestímulo e o ultrassom microfocado também são opções muito interessantes.

A tecnologia está aí para nos auxiliar. Existe uma gama de tecnologias que podem auxiliar principalmente as mulheres com esse problema. Por uma questão hormonal, os homens não têm ou têm muito pouca celulite.

Se a celulite incomoda você, nos procure ou fale com seu médico de confiança.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.